quarta-feira, 20 de março de 2013

Portfólio da aprendizagem


Portfólio de aprendizagem
                                                                    Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
Link para videoaula (parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=IgEjrd7cmOk&feature=youtu.be

Link para videoaula (parte 2)

 http://www.youtube.com/watch?v=BtAn7V8_CyQ&feature=youtu.be
                                     
          Nesta videoaula vamos discutir sobre o portfólio como um instrumento alternativo de avaliação do desempenho escolar presentes na organização do processo de ensino, analisando seus limites e possibilidades.

          O professor pode planejar que as produções de todos venham a compor um dossiê de informações sobre a ação educativa. Alguns têm denominado esse dossiê de PORTFÓLIO.

         Segundo Rezende (2010) o  portfólio é  "uma coleção de atividades desenvolvidas na sala de aula ou em outros espaços  (dinâmicas, entrevistas, fotografias, filmes, observações, estudo de caso, projeto de trabalho, provas operatórias, atividades de aprendizagens dentre outras) que revela conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e desenvolvimento do/a aluno/as".
         Características importantes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico por meio de portfólio contidas na tese de doutorado de Rezende (2010):

          Utilizar o portfólio como prática é o mesmo que caminhar em permanente diálogo com o aluno na construção do processo de ensino e aprendizagem.
          As atividades são planejadas em conjunto, os produtos são organizados e guardados para serem comparados e revisitados quando outras ações forem planejadas.
          Os objetivos são compartilhados e analisados na perspectiva de seu atendimento.
          O aluno analisa suas produções em dois sentidos: na perspectiva do coletivo, do plano de ensino, e na perspectiva pessoal. Compara o que fez com o que desejaria ter feito; compara com o que fez antes, reflete para ver se pode ainda fazer mais e melhor.
          Da mesma forma, a turma como um todo reflete e analisa se o que foi feito está de acordo com o pretendido, e se é desejável a continuidade ou não do processo .

Referência

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.

Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio