domingo, 26 de maio de 2013

Lançamento do livro "O uso do portfólio no ensino superior"

Queridos/as amigos/as,
 

Vejam os comentários e recomendações para leitura do meu livro pela Professora Benigna Villas Boas, da Universidade Federal de Brasília (UNB), no site do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico - GEPA


 

"Acabo de receber o livro “O uso do portfólio no ensino superior”, de Márcia Ambrósio, publicado pela editora Vozes, 2013. Tive a honra de escrever um dos prefácios. Isso mesmo. São três: um escrito pela professora Maria Isabel da Cunha, outro pela professora Ângela Imaculada L. de F. Dalben e o outro por mim. O livro resulta da tese de doutorado da Márcia. As três professoras que prefaciam o livro compuseram sua banca de defesa de tese. A professora Ângela Dalben foi sua orientadora. Transcrevo o prefácio de minha autoria.
“A pesquisa e a tese de doutorado que originaram este livro partem da seguinte questão: quais conhecimentos e significados os docentes e discentes constroem em sala de aula quando vivenciam a construção de portfólios de aprendizagens num contexto de relação pedagógica dialógica e participativa? Desta questão retiram-se três palavras-chave: portfólio, relação dialógica e relação participativa. Percebe-se, assim, que esta produção se integra às que não se dedicam a denunciar as mazelas educacionais. Ao contrário, aponta possibilidades para que o trabalho da sala de aula se renove por meio de dois princípios fundamentais: a criatividade e a autoavaliação.
O livro está lindo. Vou usá-lo e recomendá-lo. Parabéns".

Bjos,

Benigna Villas Boas

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico - GEPA