Quem sou eu?

Quem sou eu
  • Sou graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) com especialização em gerontologia pela Faculdade de Ciências Humanas - FUMEC. Em (2004), defendi a dissertação com o seguinte título: A relação avaliação/registro no ciclo da juventude: Possibilidades e limites na construção de uma prática educativa inovadora. Fui professora de Educação Física na Prefeitura de Belo Horizonte (1995/2010) e colaborei no projeto de implantação da Escola Plural na Secretaria Municipal de Educação (SMED/PBH), como integrante do corpo de assessores do Departamento de Educação da Regional Barreiro (1996/1998) e ainda como formadora de professores no Centro de Formação dos Profissionais de Belo Horizonte CAPE (1999/2000). Fui integrante do Conselho de Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte CME/BH (2004/2005) e Conselheira Municipal de Educação, gestão 2005/2007. Integrei também a equipe executiva do Conselho da Criança e do Adolescente da PBH CMDCA/BH coordenando tecnicamente a Comissão de Registro, Inscrição e Monitoramento de Programas - CREIMP - no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/BH - CMDCABH (2005/2007). No Ensino Superior, fui professora no projeto Veredas (2003/2005) e atuo como professora formadora no curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFMG), no polo de Corinto/MG. Minha atuação em como professora substituta no Curso de Didática de Licenciatura na Faculdade de Educação/UFMG (2003/2004), motivou a escrita da tese de doutorado na Educação na Universidade Federal de Minas Gerais, com seguinte título: A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente (2007/2010).


  • Escrevi vários artigos acadêmicos, publicados na ANPED, ANPAE, ANPEDINHA, ENDIPE, Revista Tessituras (SMED/PBH). Em 2009, publiquei um artigo sobre as pesquisas em avaliação realizada nas escolas na PBH no período de 1990 a 2004 denominada O Estado da Arte da Avaliaçao na Rede Municipal de Belo Horizonte de 1990 a 2004 . Este artigo foi apresentado na UNIVERSIDAD DE LA FRONTERA,FACULTAD DE EDUCACION Y HUMANIDADES, no III Congreso Internacional de Evaluación de la Función Docente ( Temuco /Chile) e em 2010, debatido no XV ENDIPE (BH/MG). Está um andamento a publicação do segundo capítulo de minha tese A GUARDIÃ DE MEMÓRIAS DOCENTES , na Argentina (Universidade de La Plata).

 
  • Publiquei vários artigos de opinião no Jornal Estado de Minas, artigos sobre o Projeto Rodas em Rede (cinema), no Jornal Panorama (UFMG/UAB/Corinto/MG), e artigos relatando minha experiência como professora de Educação Física, no Ensino Fundamental, no Jornal HW NOTÍCIAS (Belo Horizonte). Recentemente fui nomeada como professora adjunta na Universidade de Ouro Preto (CEAD), para dar aula no ensino a distância - Curso de Pedagogia. Ministro aulas sobre profissão e formação docente, a avaliação e registros escolares, planejamento, projeto político pedagógica, portfólios, a relação pedagógica, projetos de trabalho, didática de licenciatura, didática no ensino superior, a fotografia e o cinema na escola, a brincadeira como fonte de conhecimento, a Educação Física no Ensino Fundamental dentre outros.

3 comentários:

  1. Márcia gostou da minha contribuição?

    ResponderExcluir
  2. CUNHADA CÊ TÁ D+ HEIN? QUANDO EU VIRAR GENTE GRANDE QUERO SER IFUAL OCÊ PESSOA! AGORA ENTÃO QUE VIROU MULHER BIÔNICA NINGUÉM TE SEGURA!!! E Ó NÃO DEIXE DE MARCAR OS JOGOS DE FUTEBOL COM A GALERA, ASSIM QUE SEU JOELHO FICAR ZERO BALA HEIN! KKKKKKKKKKKKKKK!!!! BEIJOS GRANDE E QUE DEUS TE ABENÇOE, TE GUIE, TE PROTEJA E TE FORTALEÇA, HOJE E SEMPRE EM SUA CAMINHADA!!! BJÃO GRANDE!! COM CARINHO! MÔNIKA E RONINHO

    ResponderExcluir
  3. Mônika, não sabe a alegria que fico em receber este seu depoimento. É muito gratificante e fico muito feliz em ser para você uma referência. Minha vida não é mesmo fácil, mas acredito na educação e tento fazer com que as pessoas acreditem em si e lutem por seu ideais. Fico feliz quando motivo alguém a sair da estagnação e lutar por seus sonhos e por meio da educação. Luto como mulher, como mãe e profissional por uma vida melhor e para as pessoas deste planeta. Levo minha sementinha e sei que ela está crescendo. Minha mensagem é sempre esta: vá em frente! Confie em você! Lute com alegria por seu ideais! Semeie o bem e as possibilidades! Um grande abraço e agradeço por seu carinho! Beijos, Márcia

    ResponderExcluir

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio