Autora
do projeto: Elaine Rodrigues Moreira Sirot
Professora
Orientadora: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
Escola:
Centro De Educação Infantil Bom Começo
SÉRIE: 1º
período – Educação Infantil
LOCAL: Curvelo/MG
NÚMERO DE ALUNOS: 17
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade, Matemática e Música.
Curso: Pedagogia UAB/UFMG - Polo de Corinto
DURAÇÃO: 04 dias
Tudo bem ser diferente
JUSTIFICATIVA
A professora Juliana está
trabalhando com o projeto “Identidade”, tendo como referência o livro “Tudo bem
ser diferente” de Todd Parr. Para dar continuidade ao seu trabalho e
enriquecê-lo, a partir do interesse das crianças pela história e pelos bonecos
que foram montados, vi na releitura do livro, uma oportunidade divertida de
conversar com as crianças a respeito das diferenças existentes no mundo e de
levá-las a pensar sobre o quanto cada um é especial à sua própria maneira.
OBJETIVOS
Ao final do projeto, as crianças deverão ser capazes de:
-
Participar ativamente de atividades orais, para interagir e expressar
necessidades e sentimentos;
-
Compreender, valorizar e respeitar as
diferenças;
-
Identificar diferenças de seu próprio corpo e
de seus colegas;
-Aprender
a expressar suas ideias e opiniões respeitando as ideias e opiniões dos
outros;
-
Identificar as cores: azul, vermelho, verde, amarelo, preta e branca;
-
Reconhecer numerais de 1 a
5 e relacionar quantidades equivalentes;
-
Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de
interpretações musicais;
-
Participar da apresentação do vídeo acompanhando o ritmo da música com gestos e
movimentos corporais.
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
1º
dia:
Rodinha
de conversa na área de entrada da escola sobre o livro “ Tudo bem ser
diferente”, que foi lido pela professora da turma, ao iniciar o projeto
Identidade. Iniciar com a pergunta: Vocês gostaram do livro que a professora
Juliana está trabalhando com vocês? Qual é mesmo o título do livro? Quem sabe
me contar a história que ela leu? Que parte da história vocês mais gostaram? (deixar que cada um se
manifeste espontaneamente, orientando a aguardar a vez de falar). Por quê? Quem
gostaria de me contar o que já aprendeu com a história do livro?
Vamos entrar para a sala, que eu tenho uma aula diferente: vamos
recordar a história do livro através de um vídeo, em que vocês vão poder ver bem melhor as ilustrações
e o texto escrito onde conta a história. Falar sobre o data show, e sua utilidade.
Vamos assistir e participar com muita atenção, ok?
Apresentação do livro em slides no Data show, incentivando as
crianças a participarem lendo a história junto comigo, enquanto vou apontando
onde está escrito a parte em que estamos
lendo.
Fazer novamente a apresentação, fazendo perguntas sobre cada página: quem sabe me dizer o que está contando esta
parte da história? ( Vamos falar um de cada vez, para que todos possam ouvir.)
– Vocês observaram como o
livro é bem colorido? Vamos identificar as cores que aparecem nos desenhos? ( -
que cor é : o rosto deste menino, o cabelo, a roupa, os dentes? Que cor é o
coelho, a orelha dele e o elefante? E as
zebrinhas? Quantas zebrinhas tem na gravura? Que cor é a cadeira de rodas do
menino e sua pele? Que cor é o laço na cabeça da menina?
_ Agora vamos observar as quantidades : Quantas mães tem na página
das mães diferentes? Quantos pais? Ao todo, juntando as mães e os pais, quantos
são? Que outra gravura tem a mesma quantidade que nesta página?
Vamos ler de novo a história?( Fazer outra apresentação deixando
que as crianças tentem ler o que está escrito em cada página, apontando as
letras).
_
Precisamos escolher três palavras do livro para escrever. Vamos pensar em
palavras que vocês consideram
importantes nesta história.
Anotar no quadro as palavras
a medida que as crianças forem falando,
marcando com um risco as palavras repetidas. Escolher as mais citadas,
escrevendo-as com letra maior e apagar as outras. Explorar as letras iniciais e
finais de cada palavra, quantidade de letras de cada uma e as demais letras.
Entregar uma folha para cada um ilustrar a parte que mais gostou.
Deixar livre o colorido, para que cada um se manifeste nas cores da pele,
cabelo, roupa, etc.
2º
dia:
Rodinha de conversa sobre a aula anterior, o que foi bom e o que
não foi, o que aprenderam. Incentivar as crianças a participarem da discussão
de forma ativa.
- Vamos ver e ouvir mais um
vídeo no data show. Temos um clip da musica “Voce é especial”, da cantora Aline
Barros. Alguém conhece esta musica? É uma música linda, que fala também das
diferenças que cada um tem e que cada um é especial. A cantora se chama Aline
Barros. Vamos assistir e cantar?
Apresentar o vídeo uma vez, enquanto as crianças observam os
gestos e acompanham o ritmo da música com o corpo.
Vocês observaram que enquanto ela canta, aparecem algumas letras
abaixo no vídeo, o que será isso? Muito bem, é a letra da música. Está escrito
o que ela está cantando. Repetir a
apresentação para que as crianças consigam cantar pelo menos o refrão da música.
Você É Especial
Você é especial, não existe outro
igual
Deus criou você assim, diferente de mim (2 vezes)
O seu cabelo, a cor da sua pele, o tamanho do pé
Altura, peso, medidas, braço, perna e barriga
Bem assim como é...
Você foi criado, foi separado
Pra servir a Deus do jeito que você é...
Insubstituível. Você é incrível! Só precisa Ter fé.
Por isso, um apelido não será ouvido se ele for uma
gozação,
Mas será atendido se for um carinho do seu coração
Você é especial, não existe outro igual
Deus criou você assim, diferente de mim...
O seu nariz, boca, sobrancelha, queixo, testa e
orelha
A cor dos seus olhos, Ele não ensaiou, tudo fez de
primeira
Você foi criado, foi separado,
Pra servir a Deus do jeito que você é...
Insubstituível. Você é incrível! Só precisa Ter fé.
Por isso, um apelido não será ouvido se ele for uma
gozação,
Mas será atendido se for um carinho do seu coração
Deus criou você assim, diferente de mim (2 vezes)
O seu cabelo, a cor da sua pele, o tamanho do pé
Altura, peso, medidas, braço, perna e barriga
Bem assim como é...
Você foi criado, foi separado
Pra servir a Deus do jeito que você é...
Insubstituível. Você é incrível! Só precisa Ter fé.
Por isso, um apelido não será ouvido se ele for uma
gozação,
Mas será atendido se for um carinho do seu coração
Você é especial, não existe outro igual
Deus criou você assim, diferente de mim...
O seu nariz, boca, sobrancelha, queixo, testa e
orelha
A cor dos seus olhos, Ele não ensaiou, tudo fez de
primeira
Você foi criado, foi separado,
Pra servir a Deus do jeito que você é...
Insubstituível. Você é incrível! Só precisa Ter fé.
Por isso, um apelido não será ouvido se ele for uma
gozação,
Mas será atendido se for um carinho do seu coração
3º dia
Matemática
Atividade
envolvendo números:
Eu já percebi que vocês estão craques nos numerais e por isto,
trouxe uma atividade legal, acho que todos vão conseguir fazer tudo sozinhos.
Entregar
a folha com a atividade e ir em todos os grupos observando o desenvolvimento da
atividade e tirando dúvidas dos alunos.
4º dia
Jogo da Memória
Conversar com as crianças sobre o jogo da memória,
explicar a importância de memorizar o
lugar onde estão as cartas iguais, por isso precisamos prestar atenção enquanto
as cartas estão viradas para cima.
Ao iniciar o jogo, colocar as cartas viradas para cima para que as crianças possam ver as figuras, esperar um tempo ( 1 minuto), e virar as cartas. Cada jogador pode virar apenas dois cartões, mas ao acertar o par, pode repetir a jogada. Os jogadores devem tentar se lembrar das imagens que eles viram ao virar os cartões, e a posição destas imagens.
Ao iniciar o jogo, colocar as cartas viradas para cima para que as crianças possam ver as figuras, esperar um tempo ( 1 minuto), e virar as cartas. Cada jogador pode virar apenas dois cartões, mas ao acertar o par, pode repetir a jogada. Os jogadores devem tentar se lembrar das imagens que eles viram ao virar os cartões, e a posição destas imagens.
Organizar a classe em grupos de 4 crianças.
1. Escolha do local para o jogo. Sala de aula ou mesas do
refeitório? (deixar a escolha para as crianças).
2. Os jogadores decidem a ordem em que vão jogar e quem vai iniciar
o jogo.
3. Colocar as cartas na mesa, cartas para cima, alunos observam
por um minuto e viram as cartas para baixo.
4.
Ao terminar as cartas, contar quantos pares cada um formou, quantas cartas ao
todo, explorando mais e menos.
5.
Se as crianças se manifestarem, deixar
que continuem por mais uma rodada.
6.
Avaliar.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será durante todo o processo, observando a participação das crianças
em sua oralidade, expressões e relacionamentos com os colegas, durante as aulas
e durante o jogo. Observar também em
brincadeiras e falas, se as crianças
aceitam bem a diversidade e se todos valorizam as diferenças e experiências de
cada um.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Nos primeiros dias de estágio, apresentei o plano de ensino á
professora Juliana e conversei sobre a disponibilidade de desenvolver as
sequencias didaticas para a turma. Ela me apresentou os conteudos já
trabalhados, ressaltando a importancia da consolidação, porém, me deixou livre
para elaborar o projeto, que deveria ser apresentado á supervisora da escola
para aprovação. De posse do conteudo a
ser trabalhado e já com um pouco de conhecimento da linha de trabalho da
escola, escrevi o projeto, dando continuidade
ao trabalho da professora. O tempo liberado para eu desenvolver as atividades
era limitado, por isso não foi possivel a participação da turma na elaboração
do mesmo. O tema foi escolhido pelo interessse dos alunos no projeto que a
professora estava finalizando. Apresentei o projeto escrito para a professora,
que opinou sobre alguns itens, fiz as alteraçoes necessarias e apresentei
novamente a Juliana e a supervisora que autorizaram o desenvolvimento do
projeto.
1º dia
No dia combinado, levei o notbook e o data show para a
escola. Como eu precisava ligar os aparelhos na sala de aula, Juliana foi para
o pátio com os alunos, logo no início da aula.
Depois, convidei os alunos para uma conversa em rodinha, na
área de entrada da escola. Juliana já havia conversado com eles sobre o fato de
eu dar algumas aulas na turma. Conversamos sobre as diversidades. As crianças
falaram da importancia do respeito ao outro, mesmo que ele tivesse alguma
diferença como cor da pele, cabelos, corpo. Perguntei sobre o assunto do livro
“Tudo bem ser diferente” e pedi que falassem se imaginavam por qual motivo o
autor, _ como é mesmo o nome dele? – Toddy! _ Isso mesmo, por que o Toddy escreveu
esta história.
_Eu acho que é porque ele gosta de criança... (Lucas)
_Eu acho que ele não gosta de ver ninguém triste... (André)
_Eu acho que é porque ele viu um menino brigando com o
outro... (Laura)
_Eu acho também que ele viu o menino brigando... (Júlia)_É porque tem gente que é diferente... (Matheus)
_É, tem gente que é magro, tem gente que é gordo, tem gente
que gosta de cachorro, tem gente que não gosta... (Lucas)
_Tem gente que usa óculos, tem gente que não usa... (
Carolina)
_O cabelo é diferente também... (José)
Falei que estavam certos, e que, além de tudo isso que eles falaram, ele também já deveria ter visto muitas crianças ou adultos serem excluídos por serem diferentes.
Tudo bem, agora vamos entrar pra sala. Vamos ver a história
outra vez, mas de um jeito diferente. É um video. As imagens serão refletidas
na parede, bem grandes, para que voces possam ver melhor.
Ao entrarem na sala, as crianças ficaram
encantadas com a imagem refletida na parede e curiosas para conhecer o
aparelho. Expliquei como o data show funcionava, desliguei e liguei novamente
para mostrar o foco de luz e comecei a apresentação.
Após a primeira apresentação, nem precisei
anunciar que iria repetir. O pedido veio em coro _ Passa de novo! Na segunda
apresentação, “lemos” juntos a história que já sabiam “ler”, até pelas
gravuras. Pausei em cada página, enquanto
fazia perguntas sobre o texto, explorava letras, cores e quantidades. Na
terceira apresentação, a leitura foi ainda melhor.
Desliguei o notebook e alguns alunos perceberam a
sombra refletida na parede quando passavam na frente da luz. Levantaram-se e ficaram em frente ao foco
de luz para ver sua imagem refletida
pela sombra. Foi um improviso legal.
Aproveitei para fazermos a comparação das diferenças de cada um através das
sombras. Cabelos curtos, longos, cacheados, lisos, pequenos, grandes, tudo isto
foi observado simplesmente pela sombra. Descobriram também como faziam para a
sombra ficar maior ou menor.
_Pronto, agora vamos desligar. Agora quero ouvir
de cada um, a parte da história que mais gostou.
Deixei que falassem e entreguei uma folha para ilustrarem.
_Vamos conversar mais um pouco? O que voces
aprenderam com esta história?
_Que não tem problema ser diferente. Que que tem ser de outra
cor? Que que tem acabar a atividade por
último? Que que tem ser pequeno? Ou grande? Ou azul?
Muitos respondiam com frases do livro: _Tudo bem ser... .
_Estou encantada com voces! Quanta coisa coisa importante
voces falaram ( aprenderam)! Vamos escolher tres palavras do livro para
escrever. As mais citadas foram : DIFERENTE, ESPECIAL, AMIGOS. Escrevi as
palavras no quadro, pedi leitura, explorei letras iniciais, finais, letras que
formam cada palavra, quantidade de letras, qual palavra tem mais, qual tem
menos, quantas letras tem cada palavra.
2º dia
Rodinha de conversa avaliando a aula anterior, oportunizando
as crianças a falarem o que foi bom, o que não foi, o que poderia ter feito
para ser melhor... Apresentação do clip da música “Voce é especial”, de Aline
Barros. As crianças dançam e tentam cantar, acompanhado a múscica. Faço a
leitura da letra após a apresentaçao e repito o clip.
3º dia
Iniciamos a aula conversando na sala de aula sobre o livro e
a música. cantamos outra vez a música “Voce é especial”, depois fizemos as
atividades de matemática na folha.
4º dia
Após conversarmos sobre o jogo da memória e as regras, as
crianças preferiram jogar nas mesas do
refeitório. Organizamos em grupos de quatro, entreguei um jogo com 12
peças para cada grupo e iniciamos o jogo. Passei de grupo em grupo orientando
os alunos que não estavam sabendo como jogar. Tres rodadas e encerramos.
Na sala de aula, fizemos a auto avaliação, a avaliação do
jogo e das sequencias didaticas que eu planejei e apliquei. Agradeci pela
oportunidade de trabalhar com eles, parabenizei pelo comportamento e
desempenho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Mais uma vez, relato o quanto é gratificante a experiencia do
estágio. A aprendizagem no campus é fundamental para a prática docente. Nesta
etapa, ao elaborar e desenvolver o projeto interdisciplinar, percebi a
importancia do educador planejar para atuar como mediador, compartilhando seus
conhecimentos com os alunos e permitindo que exponham sua opinião. Conforme
ALVAREZ LEITE, (2003), saber formular perguntas é uma competencia tao
importante para a atividade de professor como a de ajudar os alunos a encontrarem
as respostas. A interdisciplinaridade do projeto facilitou esta competencia e
eu pude conduzir as aulas com segurança, sem me preocupar com o quantitativo.
Consegui explorar o livro, envolvendo reconto, alfabetização e letramento,
linguagem oral e escrita, conceitos matemáticos, diversidade cultural, respeito
ás diferenças e muito mais. Tenho certeza de que muita coisa ficou e que a
porta continua aberta para discussões posteriores e novas aprendizagens. As
crianças do 1º período, com certeza,
acreditam que é normal ser dessa ou daquela maneira, sentir-se de tal ou
tal modo, agir dessa ou daquela maneira, sem medo, sem culpa.
ANEXOS
Atividades de matemática
Ligue o numeral à quantidade correta:
1 22 2
3 4 2 4 3 1
Jogo da memória
Site: SLIDES DE LIVRO
"TUDO BEM SER DIFERENTE"
http://www.slideshare.net/ninamarya/tudo-bem-ser-diferente
Video You Tube "TUDO BEM SER DIFERENTE"
http://www.youtube.com/watch?v=ydi5Y5oToH4
Blog da Professora Mellissa "TUDO BEM SER DIFERENTE"
http://professoramelissa.blogspot.com.br/2012/02/projetotudo-bem-ser-diferente.html
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Professora Márcia Ambrósio