MINICURSO: O CORPO BRINCANTE O USO DO PORTFÓLIO

MINICURSO:
O CORPO BRINCANTE, AS BRINCADEIRAS,  AS HISTÓRIAS INFANTIS E O USO DO PORTFÓLIO COMO PROCESSO AVALIATIVO
PROFESSORA/COORDENADORA
Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
 
EMENTA 
Esta oficina pretende trabalhar  as práticas pedagógicas numa  troca interativa e construtiva com grupo de professores/as visando qualificar os participantes para desenvolvimento de construção dos brinquedos, das brincadeiras, histórias infantis e registro da experiência vivida por meio uso de portfólios  de aprendizagem na sala de aula. Em um segundo momento das atividades objetiva-se produzir  um portfólio brincante partindo das orientações gestadas na 1ª parte da oficina.
Tópico 1 (manhã): Reflexões  sobre os mais variados tipos de brincadeiras, jogos de expressão corporal e histórias cantadas típicas da cultura brasileira, além das vivências e conversas sobre a importância da consciência lúdica como fonte para os diferentes tipos de conhecimento.
Tópico 1( tarde):  Transformando as brincadeiras e histórias em registros reflexivos e criativo por meio do uso do portfólio de aprendizagem no processo educativo.  2. O uso das múltiplas linguagens, dos diferentes tempos e espaços, e da autoavaliação para  produção de aprendizagens significativas.

OBJETIVO

Geral:

Sobre as brincadeiras, histórias infantis e jogos: 

Abordar a recreação, os jogos, as brincadeiras e as histórias infantis numa perspectiva sociocultural com base em três pontos centrais:  

  1. uma experiência plural significativa;
  2. uma experiência coletiva;
  3. um exercício da autonomia  
Atividades realizadas:
 
Músicas:
 
Olha o sol...
Fez um dia o sapinho...
Eu quero ser feliz...
Sementinha
A jiboia me falou que está com fome...

 

A brincadeira do balão


 
 
 
 
Rosicleia explicando como se faz um portfólio de aprendizagem
 
 
Rosicleia contando a história do menino que não sabia o nome
 
 
 
Rosicleia contando a história do "Vento Norte"
 
 

 
 
 
Rosicleia fazendo a brincadeira da dança da cadeira inclusiva
 
 
 
 
Rosicleia cantando Uá tá tá
 
 
 
Rosicleia brincando de "Amigos de Jó"
 
 
 
 

BIBLIOGRAFIA

AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis: Vozes, 2013
Kishimoto, Tizuko Morchida. O Brinquedo como uma construção histórica. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3932/UAB> Acesso em:  12/03/2012

WAJSKOP. Gisela. O Brincar na Educação Infantil. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/o_brincar_na_educacao_infantil.pdf> Acesso em 12/042012
VIEIRA. Terezinha. As linguagens e a construção do conhecimento. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32485&tipo=ob&cp=003366&cb=&n1=&n2=Biblioteca Virtual&n3=Temas Educacionais&n4=&b=s>  Acesso em 12/02/2012

ALVES, Vânia de Fátima Noronha. Os Jogos e as brincadeiras. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/brincadeiras_com_fenomeno_sociocultural.pdf > Acesso em 12/01/2012
_________. O Significado do Jogo.  Disponível em: Acesso em 21/04/2012. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/O_significado_de_jogo.pdf> Acesso em 21/04/2012
_________ . O corpo e a brincadeira. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/o_corpo_e_a_brincadeia.pdf> Acesso em 12/02/2012
CIA, Fernanda Priscila . Oficina de Portinari.Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/Oficina_de_portinari.pdf>  Acesso em 12/03/2012

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010

 
Sobre a autora

Márcia Ambrósio é  Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Colaborou na implantação da Escola Plural, atuando  em diferentes setores da Secretaria Municipal de Educação (SMED/PBH). Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP). Seus temas de estudos, pesquisas e publicações acadêmicas são: os registros escolares, a avaliação, a autoavaliação, o portfólio/webfólio e a relação pedagógica em sala de aula e em ambientes virtuais. 

 
                                                                                              05 de  abril de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio