4ª ação de aprendizagem: ensino e organização do tempo e do espaço escolar (vídeos)

4ª atividade de aprendizagem: novos tempos/espaços e registros escolares


A.  Vejam os vídeos disponibilizados:

             Vídeo 1: Tecnologia ou metodologia?
                            Questão: A tecnologia por si só muda a escola?

            
             Vídeo 2: Organização dos tempos e espaços escolares
B. Leia o primeiro capítulo do livro "o uso do portfólio no ensino superior

 _______________________________________________________________

SALAS DE APRENDIZAGEM
(ENSINO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO) 
SALA DE APRENDIZAGEM 1 - EAD 247
 Eixos principais:
  1. Práticas Pedagógicas dos conteúdos necessários aos desenvolvimento de projetos criativos e experiências diferenciada inovadoras e centradas na formação humana
  2. Transposição didático-pedagógicas.
Link de apresentação da sala de aprendizagem II

http://www.youtube.com/watch?v=_s-KGT9h8rc

Link de apresentação da sala de aprendizagem III

http://www.youtube.com/watch?v=CpbJLCXKPks



Disciplina EAD 238

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA EAD 238



SALA DE APRENDIZAGEM 1

A organização dos tempos e espaços escolares (Autor: Luciano Mendes de Faria)
Seção 1: Organização do trabalho escolar I:Os métodos ensino na escola da históriahttp://midias.cead.ufop.br/watch_video.php?v=4BA5995124U4
Seção 2: Organização do trabalho escolar II: O método simultâneo e a seriação
Seção 3: Organização do trabalho escolar III: Materialidadehttp://midias.cead.ufop.br/watch_video.php?v=6HDKG34OY3AA
SALA DE APRENDIZAGEM II
Organização do espaço escolares (Ana Caren)
Link de apresentação da disciplina
Videoaula 1 - Espaços e formação de identidadeshttp://midias.cead.ufop.br/watch_video.php?v=6R3X5XXDSO5K
Videoaula 2 - Espaço escolar e diversidade culturalhttp://midias.cead.ufop.br/watch_video.php?v=Y8XADMY574Y6
Videoaula 3 - Espaço de conhecimento, trocas, reflexão e pesquisa.http://midias.cead.ufop.br/watch_video.php?v=BO7BUWBOMUSB
SALA DE APRENDIZAGEM III
A Organização dos Tempos Escolares (Ana Caren)
Link de apresentação da sala de aprendizagem III

 http://www.youtube.com/watch?v=CpbJLCXKPks&feature=youtu.be

Objetivo: Identificar o tempo escolar como construção cotidiana, verificando limites e possibilidades do mesmo para a valorização da diversidade cultural.
Videoaula 1: Tempos Escolares e Diversidade Cultural
http://midias.cead.ufop.br/watch_video.php?v=K57RSA83M6BO
Videoaula 2: A Organização do Tempo na Aula e na Avaliação
Objetivo:Detectar, na organização do tempo da aula e da avaliação, espaços possíveis de apoio à formação das subjetividades dos alunos e de promoção da aprendizagem significativa. http://midias.cead.ufop.br/watch_video.php?v=N99UKGWKHH24 
Videoaula 3: Tempo, Memória e Identidade do Docente
Objetivo Analisar formas pelas quais o tempo e a memória permitem fortalecer a identidade do professor como profissional reflexivo, que age e reflete continuamente sobre sua ação, de modo a aprimorá-la.
SALA DE APRENDIZAGEM IV - EAD 238
Organização do ensino e as práticas pedagógicas em sala de aula

Link da videoaula:

Prezados estudantes,
Vejam os vídeos do programa Roda de Conversa "A organização do ensino e as práticas pedagógicas em sala de aula" e depois elaborem a 4ª ação de aprendizagem do portfólio.
O “Roda de Conversa” é uma das ações da Escola de Formação do Estado – MAGISTRA. Neste programas debateu-se sobre o seguinte tema: A organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula: formação em ciclos, escolas multisseriadas, seriação, novas formas de organização escolar.
Professora Doutoras convidadas: Cláudia Fernandes- UNIRIO, Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende – Centro de Educação Aberta e a Distância/Universidade Federal de Ouro Preto e Cláudia Santa Rosa - Professora Adjunta/RN.
1ª parte do programa:
2ª parte do programa
3ª parte do programa
http://www.youtube.com/watch?v=1AFRJPIfwEM


Quarta SALA DE APRENDIZAGEM - EAD 247

Desenvolvimento de Projetos criativos/pedagogia diferenciada

Uso do portfólio com instrumento de avaliação

Link da videoaula:

http://www.youtube.com/watch?v=EZ7Htht8vC4&feature=youtu.be



Nesta quarta sala de aprendizagem "procura-se fazer a definição de portfólio, que pode ser entendida enquanto ferramenta pedagógica para uma coleção organizada e planejada de trabalhos produzidos pelo(s) estudantes, ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem efetuada bem como dos diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afetivo" (AMBRÓSIO, 2013, p. 24).

Indicação de leitura: O uso do portfólio na escola: conceituação

Seção 1: Conceituando portfólio (p. 24 a 31)
Videoaula 1:
Seção 2: Processofólio (p. 31 a 32)
Videoaula 2:
Seção 3: O Art Propel, o projeto Espetro e a Escola-chave e suas relações com o portfólio (p. 32 a 35)
Videoaula 3
Seção 4: Portafólios: por uma pedagogia diferenciada (p.35 a 38)
Videoaula 4
Seção 5: Portafólios: um processo de autoavaliação (p.38 a 39)
Videoula 5
Seção 6: Contextualizando o portfólio como alternativa de avaliação num contexto de reformas educacionais (39 a 45)
Videoaula 6

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio