sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DICAS 5 - VIDEOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

DICAS 5 - VIDEOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

      Vídeos  produzidos por estudantes do de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, na modalidade Educação à Distância, como solicitação da Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico II.

Navegando no Mundo Letrado da Leitura e da Escrita
http://www.youtube.com/watch?v=qFSRq1jwoWQ
Este trabalho mostra que a leitura de histórias é uma atividade que enriquece o vocabulário da criança e proporciona o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos escritos, de avaliação e de estabelecimento de relações entre fatos. Para que a leitura oral de histórias atinja esses objetivos, não basta que a história seja lida. É necessário que a história seja analisada com as crianças, que a leitura seja precedida de perguntas de previsão a partir do título e das ilustrações; no final seja confrontada com as previsões iniciais. A figura de pais e professores é fundamental, pois eles assumem o papel de condutores de seus ouvintes para um mundo fantástico. Segundo Emilia Ferreiro, "a leitura é um momento mágico, pois o interpretante informa à criança, ao efetuar essa ação aparentemente banal, que chamamos de 'um ato de leitura', que essas marcas têm poderes especiais: basta olhá-las para produzir linguagem"(Professora Márcia Ambrósio - Disciplina: Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II -CEAD/UFOP).
A importância da leitura na educação infantil

 Aprendizagem significativa
http://www.youtube.com/watch?v=d4dCggoTah8

 O vídeo apresenta um texto de Rubem Alves demonstrando a necessidade de se criar o prazer em aprender. Ao sentir gosto por determinada área do conhecimento a aprendizagem torna-se mais significativa, formando assim um ser humano, não apenas um aluno.
 
Nordestinos Notáveis
 
Olá caros colegas!
Este vídeo tem como tema educativo dois grandes nomes da cultulra brasileira, o escritor itabuinense Jorge Amado e o cantor e compositor popular pernambucano Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
O Brasil Nordestino de Amado e Gonzagão é apresentado em homenagem ao centenário de nascimento desses dois notáveis
Jorge Amado, pela Literatura, inventou um estado chamado Bahia, célula cultural de um vasto país. Sua obra dá conta, sozinha, desde a saga do cacau, com seus coronéis, jagunços e Gabrielas, ao cenário urbano de Salvador dos Candomblés e dos capitães da areia. A cultura negra pulsa nos romances de Jorge, desde quando não era moda falar de ações afirmativas. O estilo inconfundível do escritor, com sua redação sedutora é roteiro certo para uma bela e inesquecível aula de História do Brasil.
É o autor mais adaptado do cinema, televisão e teatro, verdadeiros sucessos como: Tieta, Gabriela Cravo e Canela, Teresa Batista, Dona Flor e Tenda dos Milagres, são criações suas. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em fitas gravadas para cegos.
Luiz “Lua” Gonzaga, cantador, contador, professor desse universo deslumbrante e árido que é o Nordeste brasileiro, seus sertões e suas veredas. Antes de Luiz Gonzaga, o Nordeste era um tópico triste na narrativa realista. Mas “seu” Luiz fez música e antropologia, ensinando ao país a grandeza da cultura nordestina, baseado numa orquestra de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo. Inventou o Baião, e encheu de xotes e xaxados as noites do nordeste.
Nada mais adequado que apresentar aos estudantes a vida e a obra desses grandes homens, artistas e historiadores brasileiros e nordestinos; não apenas por apreciação de suas artes e como fonte histórica, mas para a preservação e perpetuação da memória de nosso povo.
(Textos e Video produzido por Taciane Macedo Alves - estudante de licenciatura em Pedagogia a distância CEAD/UFOP - Atividade apresentada no curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, na modalidade Educação à Distância, como solicitação da Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico II)

A literatura com um meio de educar para vida

Dois Mundos Duas Línguas": Criatividade e Literatura

http://www.youtube.com/watch?v=qtdH5kG49l8

Vídeo produzido pelos alunos Reginaldo Silva e Ana Flávia Júnia como requisito da Disciplina Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II, Profª Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Polo Alterosa. Novembro 2012 (Publicado no You Tube em 06/11/2012)

A Leitura no Espaço Escolar

Vídeo produzido para divulgar a importância da leitura no espaço escolar.
http://www.youtube.com/watch?v=fdrdUX6ZO_w
 
http://www.youtube.com/watch?v=XD-BlQUz6hI
 
É possível afirmar que a leitura colabora com a formação cultural da infância e favorece a educação social. Assim a criança desde a educação infantil deve ter acesso ao mundo da cultura letrada. Neste sentido a Escola deve favorecer esta prática social promovendo rodas de leitura, acesso aos livros de literatura infantil, momentos de dramatização com teatros (Maria de Fátima, Selma, Ozani e Walteno)

http://www.youtube.com/watch?v=kgCIMe8dllk
Ocultar esta atividade
http://www.youtube.com/watch?v=VVAoaDh8N8s

Projeto Literatura Infantil 0001

A importância da Leitura
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio