sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Convite para o lançamento do livro "O uso do portfólio no ensino superior" (26/10)

Queridos/as amigos/as,

Convido-os para  o lançamento do meu livro em Belo Horizonte
 O uso do portfólio no ensino superior" (Editora Vozes/2013)
Data: 26 de outubro, a partir de 10h.

Local: Livraria Quixote - Rua: Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte - MG
Aguardo vocês e solicito que me ajudem a divulgar este lançamento! (convite anexo)
Obrigada,
 Márcia Ambrósio
Uso do portfólio no ensino superior



E
ste livro revela múltiplas possibilidades de reflexão do exercício da docência no ensino superior entrecruzando as memórias e as produções discentes vivenciados num Curso de Didática de Licenciatura da UFMG.

Apresenta a voz da professora que dá visibilidade as vozes de seus alunos.

Desvela a elaboração criativa de projetos de trabalho discentes no ensino superior, ensinando a trabalhar na Educação Básica e comenta como o uso de portfólios e da autoavaliação está serviço das aprendizagens. 

Revela detalhes sobre uso da fotografia como registro da prática pedagógica.

Apresenta a fotonovela “Tempo de despertar” - os estudantes  fazendo  uso de novas  tecnologias e arte  (uma produção em CD-Rom, Power Point) apresentam "um pouco da relação professor-aluno, numa perspectiva verticalizada e opressora da educação, apontando as consequências na vida dos estudantes que têm que buscar em diferentes formas de escapes uma maneira de sobreviver ao stress acadêmico. Todos esses aspectos apresentados num formato cômico conseguiram retratar (das metáforas  à realidade, em meio a um slide fotográfico e outro a fotonovela acadêmicaslides recheados  por uma denúncia dos estudantes diante da naturalização da docência" (Ambrósio, 2013, p. 161).

Faz a apropriação de múltiplas linguagens e o uso das NTIC e comunica sobre uma relação pedagógica interativa.

Relata  sobre os registros da docente na construção da aula e elaboração do portfólio acadêmico.

A  tessitura do prefácio foi feita pelas mãos da Professora  Maria Isabel Cunha (UNISINOS), Ângela Imaculada L. de Freitas Dalben (UFMG) e Benigna Maria de Freitas Villas Boas (UNB).

Agradecimentos

Este livro é resultado da comunhão de conhecimentos e afetos de muitas pessoas. Fica minha eterna gratidão pelo aprendizado que juntos construímos.
À professora Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben que,  me ensinou por meio da sempre respeitosa relação que tivemos, da amizade, dos conhecimentos adquiridos, da sabedoria de vida, do jeito afetuoso de corrigir minhas produções, incentivando-me à continuidade, da sua alegria de viver, do seu empenho com o projeto de educação pública dentre outras tantas qualidades.
Às professoras  Benigna Maria de Freitas Villas Boa (FaE/UnB),  Maria Isabel Cunha (UNISINOS), à  Maria de Lourdes Rocha de  Lima ( FaE/UFMG) e Ana Lúcia Amaral (FaE/UFMG), por contribuir na crítica e análise deste trabalho e a todos os professores da Faculdade de Educação da UFMG e amigos que, de um modo ou de outro, participaram da construção deste trabalho.

Sobre a autora  

Márcia Ambrósio é  Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Colaborou na implantação da Escola Plural, atuando  em diferentes setores da Secretaria Municipal de Educação (SMED/PBH). Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP). Seus temas de estudos, pesquisas e publicações acadêmicas são: os registros escolares, avaliação, a autoavaliação, o portfólio/webfólio e a relação pedagógica em sala de aula e em ambientes virtuais.