Conselho de classe
Professora Márcia Ambrósio
Rodrigues Rezende
Link
da videoaula:
Nesta
videoaula vamos situar o Conselho de Classe como instância coletiva de avaliação
do aluno, capaz de auxiliar o professor no encaminhamento do trabalho docente e
de mobilizar o Projeto Político-Pedagógico da escola.
Segundo
Dalben (2004) e Rezende (2004) o Conselho de Classe possuem algumas
características básicas que o fazem diferente de outros órgãos colegiados da
escola:
Em
primeiro lugar, o aluno e o seu processo educativo são os centros privilegiados
da discussão;
Em
segundo lugar, o trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor ou pelos
professores passa a ser também um centro de reflexão e análise em função dos objetivos
levantados, das atividades propostas e dos produtos encontrados .
Bibliografia:
DALBEN,
A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação _ Perspectivas na gestão pedagógica
da escola. Campinas: Papirus, 2004.
REZENDE, Márcia Ambrosio
Rodrigues. A relação /Registro no ciclo da juventude: limites e
possibilidades na construção de uma prática educativa inovadora.
[manuscrito] Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende-2003.318f. enc.
(Ver o capítulo 4, p. 115 a 153).
Disponível em:
<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf>
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Professora Márcia Ambrósio