quarta-feira, 20 de março de 2013

Conselho de classe


Conselho de classe

Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

Link da videoaula:

           Nesta videoaula vamos situar o Conselho de Classe como instância coletiva de avaliação do aluno, capaz de auxiliar o professor no encaminhamento do trabalho docente e de mobilizar o Projeto Político-Pedagógico da escola.
           Segundo Dalben (2004) e Rezende (2004) o Conselho de Classe possuem algumas características básicas que o fazem diferente de outros órgãos colegiados da escola:

          Em primeiro lugar, o aluno e o seu processo educativo são os centros privilegiados da discussão;

          Em segundo lugar, o trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor ou pelos professores passa a ser também um centro de reflexão e análise em função dos objetivos levantados, das atividades propostas e dos produtos encontrados .

Bibliografia:

DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação _ Perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004.

REZENDE, Márcia Ambrosio Rodrigues. A relação /Registro no ciclo da juventude: limites e possibilidades na construção de uma prática educativa inovadora. [manuscrito] Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende-2003.318f. enc.
(Ver  o capítulo 4, p.  115 a 153).
Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf>

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio