quinta-feira, 21 de março de 2013

A avaliação e a autoavaliação


A avaliação e a  autoavaliação como regulação da aprendizagem

 
Texto: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

 Link no You Tube para videoaula: 

 
       Esta videoaula analisa a importância da autoavaliação como regulação da aprendizagem a partir das experiências vividas por Villas Boas (2004) e Rezende(2010).

        Analisa-se a teoria de Perrenoud (1999) que descreve que a autorregulação é o elemento- chave no processo de aprendizagem, do ponto de vista construtivista. Ela consiste em se dar conta das modificações que a pessoa deve fazer nas estratégias que utiliza, para alcançar um objetivo proposto e, consequentemente, atuar. A autorregulação, então, é o ajuste que o indivíduo aprende a fazer em suas estratégias de aprendizagem.

    Na autorregulação, pretende-se que os alunos sejam, cada vez mais, autônomos, formando-os em seus próprios processos de pensamento e de aprendizagem, ou seja , ensinando-os a aprender (JORBA, CASELLAS, 1997).

    Pode-se dizer que a autorregulação  é a atividade mental que cria os sistemas, pessoais de aprendizagem.

 Referências:

 JORBA, J y CASELLAS, E. La regulación y la autorregulación de los aprendizajes. Barcelona: Editorial Síntese,1997, pp 83

__________. La regulación y la autorregulación de los aprendizajes. Barcelona: Editorial Síntese,1997, pp  43


REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.

Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf>.


VILLAS BOAS, B.M de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas/SP: Papirus, 2004

OUTRAS REFERÊNCIAS IMPORTANTES NO ASSUNTO

HADJI, Charles. Agir remediando de modo eficaz. In: Hadji, Charles. Avaliação desmitificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001, cap. 7, p. 120-132.
Neste capitulo, o autor estabelece uma distinção importante entre os conceitos de remediação e de regulação pedagógica, e apresenta algumas referências e eixos de ação para a realização de uma regulação eficaz.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999, 183 p.
Nos capítulos 5, 6 e 7, Perrenoud apresenta os conceitos de regulação e de auto-regulação das aprendizagens e alguns procedimentos que favorecem o seu desenvolvimento no contexto escolar.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, 224 p.
A avaliação é o tema tratado no capítulo 8. Zabata trabalha com o conceito de avaliação reguladora como aquela que possibilita analisar o processo e a progressão de cada aluno.

Bons estudos!

Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
 

 

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Professora Márcia Ambrósio