A avaliação e a autoavaliação
como regulação da aprendizagem
Texto: Márcia Ambrósio Rodrigues
Rezende
Analisa-se a teoria de Perrenoud (1999) que descreve que a autorregulação é o elemento- chave no processo de aprendizagem, do ponto de vista construtivista. Ela consiste em se dar conta das modificações que a pessoa deve fazer nas estratégias que utiliza, para alcançar um objetivo proposto e, consequentemente, atuar. A autorregulação, então, é o ajuste que o indivíduo aprende a fazer em suas estratégias de aprendizagem.
Na autorregulação, pretende-se que os
alunos sejam, cada vez mais, autônomos, formando-os em seus próprios processos
de pensamento e de aprendizagem, ou seja , ensinando-os a aprender (JORBA,
CASELLAS, 1997).
Pode-se dizer que a autorregulação é a atividade mental que cria os sistemas, pessoais
de aprendizagem.
__________. La regulación y la autorregulación de los aprendizajes. Barcelona:
Editorial Síntese,1997, pp 43
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues.
A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e
discente. 2010. 278f . Tese (Doutorado) –
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.
Disponível em:
<http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf>.
VILLAS BOAS, B.M de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico.
Campinas/SP: Papirus, 2004
OUTRAS
REFERÊNCIAS IMPORTANTES NO ASSUNTO
HADJI, Charles. Agir remediando de modo eficaz. In:
Hadji, Charles. Avaliação desmitificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto
Alegre: Artes Médicas, 2001, cap. 7, p. 120-132.
Neste capitulo, o autor estabelece uma distinção
importante entre os conceitos de remediação e de regulação pedagógica, e
apresenta algumas referências e eixos de ação para a realização de uma
regulação eficaz.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à
regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1999, 183 p.
Nos capítulos 5, 6 e 7, Perrenoud apresenta os conceitos de regulação e de auto-regulação das aprendizagens e alguns procedimentos que favorecem o seu desenvolvimento no contexto escolar.
Nos capítulos 5, 6 e 7, Perrenoud apresenta os conceitos de regulação e de auto-regulação das aprendizagens e alguns procedimentos que favorecem o seu desenvolvimento no contexto escolar.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como
ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, 224 p.
A avaliação é o tema tratado no capítulo 8. Zabata trabalha com o conceito de avaliação reguladora como aquela que possibilita analisar o processo e a progressão de cada aluno.
A avaliação é o tema tratado no capítulo 8. Zabata trabalha com o conceito de avaliação reguladora como aquela que possibilita analisar o processo e a progressão de cada aluno.
Bons estudos!
Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
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