quinta-feira, 21 de março de 2013

A avaliação e a Pedagogia Diferenciada


A avaliação e a Pedagogia Diferenciada


Link da videoaula:
 
       A Pedagogia diferenciada  exige que se  pense em uma nova escola capaz acolher  de as diferenças dos estudantes. Neste sentido, é preciso repensar a escola nos seguintes aspectos:

Pensar um novo modelo curricular
Novos tempos e espaços
Novo formato de avaliação

       Perrenoud (2000) chama a atenção para o desafio  de implementar uma nova abordagem teórico-metodológica, fazendo com que o ofício do aluno seja redefinido. Aponta para a necessidade de esclarecimentos sobre alguns fatores, como: o envolvimento na tarefa, a transparência dos processos, ritmos individuais de aprendizagem, estilos de aprendizagem, modos de agir e pensar, a mobilização do trabalho em grupo, a tenacidade em relação a tarefas que exijam maior investimento, a solidariedade.

PARA SABER MAIS...

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, 183 p.
   
ANDRÉ, Marli. Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.
    
AQUINO, Júlio Groppa (org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
    
MEIRIEU, Philippe. Aprender sim, mas como? 7 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, 193 p.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, 224 p.
 Bons estudos!

Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende (CEAD/UFOP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio