A
avaliação e a Pedagogia Diferenciada
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da videoaula:
A
Pedagogia diferenciada exige que se pense em uma nova escola capaz acolher de as diferenças dos estudantes. Neste
sentido, é preciso repensar a escola nos seguintes aspectos:
Pensar
um novo modelo curricular
Novos
tempos e espaços
Novo
formato de avaliação
Perrenoud
(2000) chama a atenção para o desafio de
implementar uma nova abordagem teórico-metodológica, fazendo com que o ofício
do aluno seja redefinido. Aponta para a necessidade de esclarecimentos sobre
alguns fatores, como: o envolvimento na tarefa, a transparência dos processos,
ritmos individuais de aprendizagem, estilos de aprendizagem, modos de agir e
pensar, a mobilização do trabalho em grupo, a tenacidade em relação a tarefas
que exijam maior investimento, a solidariedade.
PARA
SABER MAIS...
PERRENOUD, Philippe. Pedagogia
Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, 183
p.
ANDRÉ, Marli. Pedagogia das
diferenças na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1999.
AQUINO, Júlio Groppa (org.). Diferenças
e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo:
Summus, 1998.
MEIRIEU, Philippe. Aprender sim,
mas como? 7 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, 193 p.
ZABALA, Antoni. A prática
educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, 224 p.
Professora
Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende (CEAD/UFOP)
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Professora Márcia Ambrósio