quinta-feira, 7 de março de 2013

OBSERVAÇÃO DOS CORPOS DAS CRIANÇAS NA ESCOLA

OBSERVAÇÃO DOS CORPOS DAS CRIANÇAS  NA ESCOLA


ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:
A) Observe as crianças na chegada e saída de escola, ao longo das aulas e no recreio e analise seus corpos. 
 *      Eles são negros, brancos, mulatos?
 *      Qual a textura e cor de seus cabelos?
 *      Quanto medem e quanto pesam? (se ao observar percebem que as crianças estão abaixo ou acima do peso etc).
 *      Como vestem?
 *      Que adornos usam?
 *      Como  se comunicam com seus colegas?
 *      Como brincam?
 *      Que espaços utilizam?
 *      Como se movimentam?
 *      Como carregam o material escolar?
 B) O que concluiu desta observação? (Questões para orientar suas reflexões):
 *      o que é um corpo educado?
 *      Que estratégias têm sido adotadas na escola que conformam diferentes maneiras de educação dos corpos das crianças?
 *      Como as crianças reagem a elas?
 *      Como as crianças ocupam os tempos e os espaços da escola para suas práticas corporais? Como a escola reage a elas?
C) Faça um texto reflexivo, usando como referencial teórico os dois textos da Professora Eustáquia Salvadora Sousa – Educação dos corpos na Escola e Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física.
D) Autoavaliação formativa da observação.
E) Formatação do texto (trabalho)V
Você tem a liberdade de escolher o formato do seu texto.
Sugiro que o texto tenha no máximo duas páginas.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICAS PARA REALIZAR SUA OBSERVAÇÃO
O que observar?
Como registrar?
1.      FAÇA SUAS NOTAS DE CAMPO/DESCRITIVA
2.      FAÇA SUAS NOTAS DE CAMPO/REFLEXIVA (Veja orientações no quadro abaixo)
1 - Roteiro para anotações escritas[1]
Data da observação­­­­­­: ________________________________
Pesquisadora/estudante: ____________________________
Número de estudantes observados:__________________
NOTAS DE CAMPO/DESCRITIVA
NOTAS PESSOAIS/REFLEXIVA
ü  Descrição dos sujeitos
ü  Reconstrução de diálogos
ü  Descrição de locais
ü  Descrição de eventos especiais
ü  Descrição de atividade
ü  Os comportamentos dos observados
ü  Reflexões analíticas
ü  Reflexões metodológicas
ü  Dilemas éticos e conflitos
ü  Esclarecimentos necessários
  •  roteiro de observação não-estruturado (livre)

[1] Roteiro de observação sugerido pela Professora Jane Maland Candy, no curso de “Métodos Qualitativos na Avaliação Educacional em abril de 2001” (REZENDE, 2004/2010).
CONTEÚDO/BIBLIOGRAFIA
 Unidade 1: Conteúdos
 O corpo na sociedade globalizada
Corpo, indivíduo e sociedade: a formação de "estatuas pensantes"
 Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação
 O corpo digital como corpo duplo: a tecnologia purificando as formas
 O corpo digital como corpo duplo: a tecnologia purificando as formas
 Unidade 1 - Bibliografia
 Acesso em 03.06.2011
NUNES PINTO, Rubia-Mar. Corpo, indivíduo e sociedade: a formação de “estátuas pensantes”. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica. Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 1)
 REZENDE, Renata. O corpo digital como corpo duplo: a tecnologia purificando as formas
Disponível em: < http://www.moodle.ufop.br/file.php/3917/O_corpo_digital_como_corpo_duplo_-_tecnologia_purificando_as_formas.pdf > Acesso em: 07.08.2011
 Unidade 2: Conteúdos
 Pedagogia dos corpo e do gesto: instrumentos conceituais das escolarização do corpo
 Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física
O corpo na escola (Salto para o futuro)
Unidade 2 - Bibliografia
 SOUSA,E.S.; ALTMANN, H.  Meninos e meninas: Expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3917/Meninas_e_meninos._implicacoes_na_Ed.Fis.escolar.pdf > Acesso em: 10.08.2011.
 SOUSA, Eustáquia Salvadora de.  Educação dos corpos na escola. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo 6 – v. 3 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23 a 50.
 FONTANA,  R. C. O Corpo aprendiz. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=29771&tipo=ob&cp=000000&cb= > Acesso em 12.08.2011
 REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010
 NUNES PINTO, Rubia-Mar. PEDAGOGIAS DO CORPO E DO GESTO: OS INSTRUMENTOS CONCEITUAIS DA ESCOLARIZAÇÃO DO CORPO. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica. Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 2)
 TIBIBA, L.  O corpo na escola. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3917/o_corpo_na_escola.pdf> Acesso em 10.08.2011
  Unidade 3: Conteúdos
 Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão
As práticas corporais como linguagem
 PCN de Educação Física
Proposições curriculares da Educação Física no 1o ciclo (PBH)
 Proposições curriculares da Educação Física no 2o ciclo (PBH)
 Unidade 3 - Bibliografia
VAGO, T.M. Educação física e a cultura escolar: notas de reflexão.
 Disponível em: < http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_6.PDF> Acesso em 14.08.2011.
 CENTRO VIRTUAL DO PROFESSOR.SEE/MG. As práticas corporais como linguagem. Disponível em:< <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/ed_%20fisica_ef/cap_praticas.htm> Acesso em 18.08.2011
 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 1º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_1_ciclo.pdf > Acesso em: 20.08.2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 2º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: <<http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_2_ciclo.pdf> Acesso em: 20.08.2011
Bibliografia complementar 
ARAÚJO, J. N. G. Os afetos e o fazer escolar. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31845&tipo=ob&cp=000000&cb=> Acesso em 15.08. 2011
 ________: Um Outro Olhar Sobre a (in)Disciplina. Disponível em:  http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31847&tipo=ob&cp=000000&cb=  Acesso em 16.08.2011.
 BRANDÃO, M. G. C. Educação Corporal voltada para a Qualidade de Vida. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo6 – v. 2 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23-48.
 DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol1.html#1> Acesso em 18 de jul. 2010.
 NUNES PINTO, Rubia-Mar. O papel dos professores na educação do corporalidade: elementos da prática pedagógica e indicadores de mudança. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica.
Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 3)
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. Anais do XV ENDIPE: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, 2010.
 REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Projeto “Eu Sou da Paz” Jornal HW notícias, Belo Horizonte, dez/2010
REZENDE. Márcia Ambrósio Rodrigues. Fotografando cenas docentes: um olhar de dentro e de fora. VIII SIMPOEDUFOP.ICHS. Departamento de Educação. MARIANA, MG, maio/2011

4 comentários:

  1. Adorei as explicações da 5ª Ação de Aprendizagem. "Observação dos corpos das crianças na escola.
    Parabéns professora Márcia pelo trabalho que você realiza. Bacana seria mesmo se todas as pessoas fossem pelo menos a metade do que VOCÊ é para nós alunos.
    Abraços.
    Bernadete.
    Pólo de Alterosa MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Bernadete,

      Obrigada pelo retorno! Estou criando estratégias para melhorar meu contato com os estudantes e facilitar a comunicação. Seu retorno me faz feliz! Como deve ter visto estou em licença médica e não posso sair de casa. Fiz todas estas alterações com uma câmera, minha filha gravando, um chip e a organização do vídeo no You Tube.

      Legal!

      Beijos e bom fim de semana!

      Excluir
  2. Concordo plenamente com minha amiga Bernadete ,você é uma professora que está fazendo a diferença para nós alunos ,seus textos e videos são bastante esclarecedores e estão sendo muito importantes para nossa formação .
    ABRAÇOS
    Neide de Almeida.
    PÓLO DE ALTEROSA .

    ResponderExcluir

  3. Neide e Bernadete,

    É muito bom receber este retorno, pois mesmo a distância tento me tornar presente e qualificar o máximo meu trabalho para vocês receberem uma formação adequada.

    Um beijo,

    Professora Márcia

    ResponderExcluir

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio